quarta-feira, 28 de abril de 2010

Mary and Max



Eu assiti um filme lindo... :)

Desenvolvido com a técnica do stop-motion escrita e dirigida por Adam Elliot, e finalizado com a ajuda da computação gráfica, o filme é baseado em fatos reais, sobre a amizade entre uma menina australiana de 8 anos e um novaiorquino de 44. Ela é gordinha, desajeitada, muito curiosa; sua mãe é uma alcoólatra depressiva e seu pai trabalha numa fábrica de pregar cordões nos saquinhos de chá. Ele é um senhor que sofre da Síndrome de Asperger, recluso em sua casa, seus pensamentos lógicos e seu vício em cachorro quente de chocolate !
Ambos são cheios de pensamentos filosóficos sobre a vida, que só diferenciam-se pela diferença etária. Quem nunca fez as perguntas de Mary quando criança? Quem nunca teve pensamentos de tangência com a teoria de Max, em algum momento da vida?



O mais intrigante é que a amizade entre os protagonista acontece por meio de correspondência, o que me fez relembrar a minha infância e adolescência, quando eu participava de correntes de enviar cartas e manter amizades com outras pessoas que nunca tinha visto na vida. E isso não faz tanto tempo assim, tendo em vista que tenho 26 anos...rs 


Mesmo sendo uma animação em stop-motion, geralmente utilizado para filme infantis, não o considero filme para criança. Mary and Max trata de problemas bem adultos, como amor, sexo, dependência alcóolica, depressão e até suicídio. É uma história triste e ao mesmo tempo motivadora, que ensina lições de vida valiosas. E o principal é o fato de tratar a amizade de um jeito singular, dando uma sensação de bem-estar e ao mesmo tempo solidão em quem se coloca no lugar dos protagonistas da trama.

O filme, como disse Érico Borgo do site Omelete, é depressivo no tom e no visual e seria mais sensato chamá-lo de desenho "desanimado" do que desenho animado. 
Mas mesmo nesse sentido a história é cativante e linda e ainda têm uma trilha sonora magnífica feita por Dales Cornelius.
 
Vale à pena ser visto nos cinemas, mas se não for nas telonas, vejam quando sair em dvd... o negócio é não deixar de assistir  :)

Eu me emocionei com os dois personagens e me identifiquei por diversas vez com o protagonista Max, ao se irritar com as pessoas que jogam lixos nas ruas com a lixeiras bem ao lado e por muitas vezes parecer que eu não sei sorrir, de tão rabugenta que eu sou às vezes.


Confiram o trailer legendado:



Confiram uma cena e música linda do filme (Pode ser um spoiler, então cuidado...rs):






Site: http://www.cinepop.com.br/criticas/maryemax_101.htm
Site: http://omelete.com.br/cinema/critica-mary-e-max/ 



Beijinhos e até a próxima galera :)

Pri
:***


Um comentário:

  1. Adorei assistir esse filme com vc... um filme acomchegante pra se assistir a dois... adorei esse filme.

    ResponderExcluir