quarta-feira, 27 de julho de 2011

Resenha: Jogos Vorazes

Pessoal, acabei de ler o livro Jogos Vorazes e posso admitir sem vergonha alguma que fui arrebatada pela intensidade dessa história escrita pela autora Suzanne Collins.


A sinopse já é de criar curiosidade em qualquer um: "Pois o livro narra uma luta mortal pela sobrevivência num futuro sombrio, encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída nas ruínas de um lugar anteriormente conhecido como Estados Unidos". Hoje chamada de Panem.

Katniss Everdeen, a protagonista dessa aventura eletrizante, é uma menina simples que vive da caça para sustentar a mãe e a irmã menor após a morte de seu pai. Katniss mora no Distrito 12, um dos mais abandonados pela Capital, que por sua vez controla - como ela mesma cita - com “mãos-de-ferro” todos os 12 distritos.

No dia da colheita, data comemorada pela Capital, e sinônimo de tristeza entre as famílias dos 12 distritos, Katniss se vê diante de uma decisão que mudará o rumo da sua vida para sempre. 

Pois nesse dia são escolhidos em cada Distrito um menino e uma menina, estes que serão os ‘Tributos’ que representarão o seu povo nos famosos Jogos Vorazes.

Os Jogos Vorazes são promovidos todo ano pela Capital e televisionados mostrando a disputa onde somente um ‘Tributo’ poderá sair vivo.

Não vou contar muito da história para não estragar a surpresa da leitura.

Mas é incrível como a autora nos prende do início ao fim do livro. Além de fazer uma dura crítica a sociedade do espetáculo na qual vivemos atualmente.

Jogos Vorazes é instigador e opressor em seu conteúdo. Entre angústia e aventura a história nos leva a repensar o modo de vida que escolhemos e também o modo de vida que nos é imposto pela sociedade diariamente.

Admito, Jogos Vorazes é uma leitura fascinante.

Para os amantes de cinema assim como eu, saibam que o filme já está sendo produzido e tem data prevista para estreia no dia 23 de Março de 2012. Falarei mais sobre essa produção cinematográfica aqui no Cinema e Cia em breve.

E agora estou partindo para a leitura do segundo livro da saga de Jogos Vorazes, “Em Chamas”. 

Beijos e até o próximo livro. =D


2 comentários:

  1. Que bizarro essa sinopse... bem no mínimo interessante é, o que tenho, é medo q seja mais um filme q estrague a obra original. Vamos ver qual é né?

    ResponderExcluir
  2. Uma critica a sociedade que consume a vida alheia né?! Esse livro está na minha lista dos 1.000 livros que preciso ler antes de morrer...rsrsrsrs

    ResponderExcluir