quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Resenha: Gênesis



Este livro Gênesis, foi uma ótima surpresa.

Eu li meio que sem saber ao certo a totalidade da história, pois a sinopse me dizia o seguinte – “Em uma Terra devastada nasce uma nova sociedade. Separados do mundo exterior por uma cerca em pleno oceano, seus habitantes vivem em absoluto isolamento – aviões que se aproximam são abatidos; refugiados são executados. Até que um soldado escolhe romper com as regras e em vez de disparar, regata das águas uma menina. Ele muda para sempre o curso da História.”

O livro não dá detalhes de como tudo mudou, mas fala que o mundo é diferente do que conhecemos que uma nova sociedade está sendo formada e moldada. Essa sociedade é constituída por soldados, trabalhadores e filósofos, estes são escolhidos através do seu genoma e todos possuem um papel importante dentro da nova civilização.

Tudo que sabemos sobre esse novo mundo é contato por Anaximandra, uma estudante que busca ser aceita na Academia. Para isso ela passa por enormes arguições sobre um tema escolhido. No caso de Anax (modo carinhoso de chamá-la), a história de Adam Forde, um revolucionário que viveu todo o início dessa nova era na Terra.

A narrativa transcorre de uma forma diferente, através das perguntas feitas pelos Examinadores à Anax durante o teste para ser aceita na Academia. É assim que conhecemos todo o conteúdo dessa história. 

Não vou contar muito para deixar curioso quem ainda não leu.

O livro é ótimo para quem gosta de refletir sobre o que somos, de que forma podemos ser considerados humanos e porque nos diferenciamos das máquinas ou, até mesmo em um futuro não muito distante, da famosa e já conhecida inteligência artificial.

O livro trata ainda de assuntos filosóficos bem interessantes e a forma como entendemos a verdadeira “máquina” que é o cérebro humano, a consciência, o pensamento e as idéias.
Digo que o final é, de certa forma, surpreendente, mas isso vai depender de como você dedicou a sua atenção a história.

Espero que gostem do livro, pois eu gostei muito. Fiquei triste só por se tratar de apenas 176 páginas, mas ainda sim, foi o suficiente para eu mergulhar nessa leitura instigante.

Não sei se será feito filme dessa história, mas deveria, pois daria uma ótima obra cinematográfica.

Livro: Gênesis

Autor: Bernard Beckett 

Editora: Intrínseca

Páginas: 176

Fica a dica! =)

2 comentários:

  1. O mesmo mundo, uma outra froma de vida...Talvez os seres humanos mudem um dia...Ainda tenho esperanças;).

    Excelente resenha Pri..Beijos=D

    ResponderExcluir
  2. Pris, numa escala diferente e talvez um pouco mais triste, há no Brasil a proposta de uma série de TV de sci-fi e distopia chamada "3% (3 por cento)", que trata de um processo de seleção de jovens para que possam ingressar em uma sociedade melhor do que a que vivem.
    Você ler a respeito aqui:
    http://pachaurbano.com/2011/06/3-3porcento-sci-fi-100-brasileira/
    Me empresta este livro aê!
    =D

    ResponderExcluir